Xiaomi Smart Band 8 – vale a pena?

Xiaomi Smart Band 8

Seu nome pode ter mudado de ‘Mi Band’ para ‘Smart Band’ desde seu lançamento inicial, mas a linha de rastreadores de fitness de baixo custo da Xiaomi não mostra sinais de desaceleração após quase uma década no topo.

E embora os elementos básicos possam permanecer aproximadamente intactos da geração anterior, este último modelo – a Xiaomi Smart Band 8 – apresenta um design renovado e algumas inteligentes habilidades de rastreamento de corrida que são instantaneamente chamativas.

Mesmo com apenas essas duas mudanças principais, a Smart Band 8 parece ser uma das atualizações mais significativas em anos, e isso antes de considerar o preço mais acessível, bateria ligeiramente maior e tela refinada.

Como sempre com esse tipo de rastreadores de fitness acessíveis, porém, raramente a experiência é completamente polida e recomendável.

Neste texto, vamos ver se vale a pena comprar esse rastreador da Xiaomi recentemente lançado.

Sumário

Design e tela

Xiaomi Smart Band 8 tela e design

Muitas das mudanças que a Xiaomi trouxe para a Smart Band 8 estão presentes no design externo, e esse é o maior fator para dar ao rastreador uma sensação de novidade.

Agora, o design unibody das antigas Mi Bands/Smart Bands foi substituído pelas conexões de encaixe (slot connections) mais típicas em cada extremidade.

Essa mudança relativamente importante também foi alcançada sem muita alteração nas dimensões do próprio rastreador. A Smart Band 8 é ligeiramente mais longa e larga, mas também é um pouco mais fina do que seu antecessor.

Graças a alguns acessórios da Xiaomi, como o pingente e o clipe de corrida, este rastreador em forma de pílula agora é muito mais versátil também.

E em grande parte graças à capacidade de ver aquele quadro de metal brilhante, o visual agora elevou muito acima das gerações anteriores.

Não é apenas o caso que foi melhorado, também. O display, apesar de ter o mesmo tamanho de 1,64 polegadas e resolução de 192 x 490 pixels que seu antecessor, agora pode alcançar 600 nits de brilho.

Esta é uma melhoria bem-vinda que ajuda na visibilidade em condições mais brilhantes, mas a verdadeira mudança-chave no display é a taxa de atualização, que foi atualizada de 30Hz para 60Hz.

Isso significa que passar pelos menus e visualizar gráficos e estatísticas é muito mais suave – e muito mais em linha com o que você veria de um smartwatch com uma etiqueta de preço muito mais elevada.

Recursos, sistema operacional e ecossistema

recursos e sistema MIBAND 8

Os rastreadores Mi Band/Smart Band da Xiaomi geralmente são muito limitados quando se trata da experiência inteligente, e isso não mudou muito nesse aspecto para a edição mais recente.

Isso não é necessariamente negativo, no entanto. Você não pode ter tudo neste ponto de preço, afinal, e as poucas funcionalidades presentes aqui realmente funcionam muito bem.

As notificações podem ser um pouco limitadas naquele display de 1,64 polegadas, e você ainda não tem a capacidade de realmente fazer nada com elas além de visualizar, mas pelo menos elas são personalizáveis através do aplicativo Mi Fitness e chegam de forma confiável.

O mesmo vale para os widgets, que podem ser ajustados de forma bastante extensa no aplicativo complementar no Android ou iOS. Isso torna a navegação pelo rastreador e a localização rápida de informações, como o clima atual, por exemplo, ou o controle da reprodução de música, muito mais amigável do que navegar por menus com muito texto.

O sistema operacional proprietário da Xiaomi também é muito ágil – uma sensação que é auxiliada por aquele aumento na taxa de atualização que mencionamos anteriormente.

E embora isso adicione um pouco de polimento ao sistema operacional, devemos dizer novamente que ainda há muito pouco em termos de recursos inteligentes para se animar aqui.

O suporte para pagamentos sem contato, um assistente inteligente e aplicativos de terceiros de grandes nomes estão todos ausentes, então você terá que migrar para um smartwatch (ou rastreador mais caro) se esses recursos forem uma prioridade.

Rastreamento de fitness e esportes

modos esportivos do smartband 8

Considerando o preço acessível da Smart Band 8, a Xiaomi é muito ambiciosa quando se trata de rastreamento de fitness. Infelizmente, na maioria dos casos, ela falha em fornecer uma visão confiável da sua atividade, de acordo com os testes.

A omissão do GPS continua sendo um problema, o que significa que você terá que levar seu celular com você se quiser qualquer tipo de dados de distância confiáveis. E mesmo assim, descobrimos que isso é bastante fraco, as distâncias muitas vezes são sub-relatadas e as trilhas de localização no aplicativo são praticamente inexistentes.

Em termos da precisão pura dos dados rastreados, a imagem parece bastante clara: às vezes os dados estão dentro de uma faixa sólida o suficiente para confiar, mas grande parte do tempo estão muito longe de nossos baselines estabelecidos ou do que outros dispositivos registram.

Os passos às vezes são drasticamente sub-relatados em comparação com os outros dispositivos de teste tal como o Garmin Epix Pro (Gen 2), enquanto as estimativas de queima de calorias também são muito imprevisíveis.

A Xiaomi também continua a imitar muitos dos insights mais avançados que você encontrará nos dispositivos da Apple e Garmin, como carga de treinamento, tempo de recuperação e VO2 máximo, mas nenhum deles é realmente algo próximo de ser útil.

Modo Pebble

modo pebble miband 8

Com uma simples mudança no aplicativo (e a ajuda de um acessório vendido separadamente), você pode transformar a Smart Band 8 de um companheiro de pulso em um autêntico pod de corrida.

E os resultados são surpreendentemente muito bons. O grande inconveniente aqui é que você ainda precisará configurar um treino do seu celular e levá-lo com você na corrida, mas os dados parecem ter algum valor.

Depois de terminar um treino, a análise no aplicativo Mi Fitness incluirá o padrão de passadas, bem como gráficos relacionados ao tempo de contato com o solo, tempo de voo, relação de voo e força de impacto.

Cadência e comprimento da passada também estão lá, mas essas duas insights também estão disponíveis, embora menos precisas, nos testes, ao rastrear a partir do pulso.

O consumo de bateria ao usar este modo também é muito baixo, isso é um ponto bem impressionante.

Monitoramento da frequência cardíaca

dados e insights de Monitoramento da frequência cardíaca
dados e insights da frequência cardíaca

Naturalmente, você não poderá rastrear sua frequência cardíaca durante os treinos se tiver a Smart Band 8 no Modo Pebble, mas pode ver esses dados se a tiver no pulso normalmente.

Em minhas corridas de teste, descobri que as leituras de frequência cardíaca não reagem muito bem às flutuações em tempo real, mesmo quando o ritmo é relativamente constante.

E, geralmente, a Smart Band 8 reportará figuras de BPM médias ligeiramente mais altas do que as que rastreei no Garmin, embora a leitura máxima seja realmente bastante confiável.

Como mostrado acima, ambos os dois dispositivos registraram uma leitura máxima de cerca de 170 BPM em uma corrida de teste, enquanto a leitura média foi 4 BPM mais alta que a do Garmin, esses dados parecem bem confiáveis no smartband 8.

O positivo aqui para a Smart Band 8 é que não encontramos nenhum dado gritantemente incorreto, em que as leituras de frequência cardíaca nunca começaram ou dispararam muito alto, como às vezes acontece com dispositivos mais baratos.

Portanto, para aqueles que apenas querem uma visão básica de seu esforço durante os treinos, achamos que ainda pode ser útil.

Rastreamento de saúde

Rastreamento de saúde como spo2
Rastreamento de saúde como spo2

A Smart Band 8 certamente não é um poderoso rastreador de saúde. Como acontece com seus recursos inteligentes, no entanto, você tem acesso a algumas inclusões úteis.

O principal obstáculo a superar aqui é o fato de a Xiaomi desativar recursos como oxigênio no sangue por padrão, o que significa que você pode acabar passando alguns dias se perguntando quando seus dados vão aparecer.

Uma vez que você mergulha nas configurações do aplicativo Mi Fitness e os ativa novamente, em detrimento da vida útil da bateria, eles são pelo menos geralmente bastante confiáveis.

As leituras de SpO2 nunca caíram abaixo do que esperaríamos ver em nossos dados de oxigênio no sangue em outros dispositivos entre 95-99%, e os dados de frequência cardíaca em repouso foram semelhantes.

Devemos observar, no entanto, que as figuras de frequência cardíaca em repouso são sempre coletadas de maneira ligeiramente diferente entre os fabricantes.

A Smart Band 8 também é capaz de notificações de frequência cardíaca alta e baixa, embora este seja outro recurso que você terá que ativar manualmente.

Rastreamento de sono

Rastreamento de sono

Assim como com alguns recursos de saúde, o monitoramento de sono mais avançado da Smart Band 8 é desativado por padrão, o que significa que inicialmente você só receberá dados muito básicos.

Isso divide o sono da sua noite em sono leve ou profundo, embora isso se expanda para incluir o sono REM e o monitoramento da frequência cardíaca (levando a informações mais precisas sobre estágios de sono) depois de você habilitar a configuração.

Apesar desse incômodo, a Smart Band 8 é um bom rastreador de sono.

dados e insights de sono para xiaomi smartband 8
dados e insights de sono no app xiaomi smartband 8

Ela foi capaz de registrar consistentemente quando dormimos e saímos da cama, e os estágios do sono, uma vez que você ativa o monitoramento avançado, podem ficar aproximadamente alinhados com o rastreamento de padrão ouro da marca Oura. Então posso dizer que Smartband 8 pode rastrear sono de forma confiável.

Além disso, a única outra diferença entre a Smart Band 8 e rastreadores de sono de elite é o nível de insights relacionados ao sono, como médias noturnas de oxigênio no sangue e variabilidade da frequência cardíaca.

Então, no geral, como acontece com grande parte da experiência da Smart Band 8, o rastreamento de sono é sólido.

Vida útil da bateria

A capacidade da bateria da Smart Band 8 não dá o mesmo salto à frente que vimos com seu antecessor, mas ainda é maior, e você pode esperar que o dispositivo mais novo seja bastante duradouro.

Nas condições fora da caixa, com a maioria desses recursos intensivos de energia desativados, a drenagem da bateria é muito mínima. Tipicamente, vim perder cerca de 5-7% por dia, o que corresponde aproximadamente à estimativa da Xiaomi de 16 dias.

No entanto, qualquer pessoa que queira obter o máximo possível da Smart Band 8 desejará pelo menos alguns desses recursos ativados, e é naturalmente aí que as coisas começam a declinar.

Com o visor sempre ligado, juntamente com um rastreamento de sono mais avançado e dados de oxigênio no sangue ativados, essa drenagem da bateria aumenta para cerca de 20% por dia. Isso não está muito longe das estimativas da Xiaomi e, no geral, é muito bom para um dispositivo como este.

Para aqueles que planejam usar o dispositivo no Modo Pebble, o smartband 8 perderá apenas cerca de 5% de bateria por hora de corrida.

E se a bateria estiver fraca e você estiver procurando um pouco de carga para passar o dia, a velocidade de carregamento também é rápida. Leva cerca de 45 minutos para carregamento total.

Preços

O xiaomi Smartband 8 está à venda por R$236 (preço de hoje).

Embora tenhamos visto dispositivos Smart Band anteriores mudarem pouco de seus predecessores, a Smart Band 8 oferece algumas razões genuínas para se animar.

Especialmente se você já foi desencorajado pela falta de polimento no design, ou se é um corredor que anseia por algumas insights mais avançadas, a Smart Band 8 vale até mesmo um upgrade em relação à geração anterior.

Sempre haverá compromissos neste ponto de preço, mas a experiência principal aqui, – aliada a essas mudanças de destaque, garante que você ainda está obtendo ótimo custo-benefício. Continua sendo uma das melhores opções para quem precisa de um rastreador de fitness econômico.

Considerações finais

A Smart Band 8 é uma excelente opção para aqueles que desejam um rastreador ambicioso e acessível, oferecendo um design refinado que melhora tanto a aparência quanto a funcionalidade. De modo algum é perfeito, com muitos dados de rastreamento de fitness não atingindo o ponto certo, e áreas como saúde e recursos inteligentes sendo bastante limitadas, mas ainda é difícil argumentar com o custo-benefício.

Razão para compra:

  • O ‘Modo Pebble’ é uma adição excelente
  • O design da banda está muito melhorado
  • A vida útil da bateria ainda é excelente
  • Ótimo custo-benefício

Desvantagens:

  • A falta de GPS integrado
  • A precisão em algumas áreas poderia ser duvidosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *