Guia de VO2 Max: Entenda e aumente seu VO2 Max com dispositivos vestíveis

garmin medir vo2 max

Como Apple, Garmin, Fitbit, Oura e outros estão ajudando você a explorar a métrica de fitness?

É seguro dizer que o VO2 Max se tornou parte dos smartwatches, smartbands e smartrings na tecnologia vestível. Especialmente se for um smartwatch ou um rastreador de fitness que deseja ajudá-lo a monitorar de perto sua aptidão física.

A Fitbit o tornou a base para sua pontuação de “Fitness Cardíaco”, que está disponível em dispositivos como o Fitbit Charge 6, 5 e o Fitbit Versa 3.

O Apple Watch agora gera seus próprios dados de Fitness Cardíaco por meio do VO2 Max também, e praticamente a maioria dos relógios Garmin oferece estimativas de VO2 Max.

O que era antes, não muito tempo atrás, uma métrica para atletas de elite, tornou-se um dado de fitness com o qual corredores recreativos e amantes da academia podem começar a se obcecar e prestar atenção.

Mas afinal, o que é o VO2 Max? Quão útil é como medida de aptidão geral e, mais importante, você pode confiar em um rastreador de fitness ou smartwatch para lhe dar uma leitura precisa?

Aprofundamos no mundo nebuloso do VO2 Max para ajudar a responder a todas essas perguntas e muito mais.

Sumário

O que é VO2 Max?

VO2 Max é uma abreviação para o volume máximo de O2 (oxigênio) transferido para o sangue.

É medido em mililitros de oxigênio processados por quilograma de peso corporal a cada minuto. A quantidade de oxigênio transferida para o seu sangue muda e aumenta conforme você começa a se exercitar, e o VO2 Max é o nível em que a quantidade de oxigênio processado atinge o máximo e se estabiliza.

Conforme você treina, seu corpo aprende a passar mais oxigênio, o que melhora sua aptidão aeróbica e desempenho.

Portanto, o VO2 Max é a melhor medida da sua aptidão e uma ótima maneira de acompanhar seu desempenho crescente.

Por que o VO2 Max é uma métrica tão boa?

Como a métrica do VO2 Max tem relação com a frequência cardíaca e ele é uma figura constante que pode servir como uma referência para seu treinamento.

O VO2 Max oferece uma melhor compreensão do seu nível de fitness (saúde), observando a taxa máxima que você pode trazer oxigênio para o corpo e, em seguida, transportá-lo para os músculos para alimentar sua produção de energia aeróbica.

Uma pontuação de VO2 Max baixa pode indicar um sinal de baixos níveis de fitness, enquanto uma pontuação mais alta pode sugerir que você tem uma capacidade maior de desempenho durante o exercício.

Seu VO2 Max se ajustará dependendo do seu estilo de vida e hábitos de treinamento. Assim, você pode acompanhar sua melhoria ao longo do tempo e entender seu potencial se estiver voltando à forma.

Por exemplo, a marca Garmin buscou torná-lo mais esclarecedor para aqueles que passam seu tempo de treinamento fora da estrada. O novo VO2 max para corrida em trilhas, lançado em relógios como o Garmin Fenix 7, são exemplos disso.

Você pode comparar os valores de VO2 Max com os de outras pessoas para ver como se saem. Isso pode ajudá-lo a entender melhor o nível de fitness que você precisa alcançar para ser competitivo em uma competição ou para se manter em sintonia com outros amigos amantes do treino.

Quais dispositivos rastreiam o VO2 Max?

Existem muitos dispositivos vestíveis, sejam smartwatches, smartbands e até os anéis inteligentes de 2024, para escolher se você está procurando se envolver mais de perto com seu VO2 Max.

Apple, Fitbit, Garmin, Polar, Samsung e Huawei, entre outros, todos oferecem a capacidade de visualizar e rastrear estimativas de VO2 Max.

Leia nosso review: melhores rastreadores de fitness para 2024

Como o VO2 Max é calculado em dispositivos vestíveis?

Um teste adequado de VO2 Max feito em laboratório requer que você use uma máscara enquanto realiza uma corrida cada vez mais rigorosa em uma esteira. O volume de oxigênio que entra e sai dos seus pulmões é medido, e o oxigênio no sangue é testado usando amostras de sangue retiradas do dedo.

Mas não é assim que os dispositivos vestíveis funcionam para medir esses dados.

As marcas como Fitbit e Apple fazem os cálculos de VO2 Max nos seus dispositivos, enquanto a Garmin depende da Firstbeat Analytics, uma empresa que adquiriu, para seus dados fisiológicos. Os algoritmos da empresa eram prevalentes em uma série de dispositivos vestíveis antes dessa aquisição, incluindo fones de ouvido com monitoramento de frequência cardíaca desenvolvidos pela Jabra.

A chave é inserir corretamente sua idade, sexo e peso no dispositivo, pois esses dados sustentam muitas das suposições que o dispositivo fará sobre você. Mas os próximos elementos cruciais são a frequência cardíaca e seu ritmo/velocidade, que podem ser medidos com precisão a partir de dispositivos vestíveis.

Como aumenta sua pontuação de VO2 Max

Trabalhar em sua atividade aeróbica ainda é a melhor maneira de afetar sua pontuação de VO2 Max, e a Firstbeat afirma que você deve ser capaz de ver uma mudança fisiológica em 4-12 semanas.

Um iniciante pode aumentar seu nível de fitness durante 4-10 semanas de treinamento sucessivo em até 10-20%“, de acordo com pesquisa da Firstbeat.

Mas também é crucial garantir que a intensidade do seu exercício corresponda ao seu VO2 Max. Se você não estiver treinando com intensidade suficiente, poderá ver os níveis diminuindo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *