Melhores smartwatches LTE (4G, 5G)

smartwatches LTE, 4g, 5g

Mesmo que seu smartphone está sem bateria, você pode ainda manter conectado e ficar seguro com um smartwatch LTE (4G, 5G).

Os smartwatches com suporte celular são agora muito mais comuns do que costumavam ser, com muitas opções de primeira linha disponíveis para você escolher.

Um smartwatch com conectividade LTE/4G proporciona a você o luxo de se desvincular do seu smartphone, oferecendo acesso a chamadas, mensagens e aplicativos em movimento. A maioria dos principais dispositivos, como o Apple Watch, o Samsung Galaxy Watch e o Google Pixel Watch, todos têm edições com LTE.

(Entenda: LTE é uma tecnologia de comunicação de banda larga sem fio para dispositivos móveis e é usada pelas operadoras de telefonia para fornecer dados sem fio ao telefone do consumidor.)

Se você deseja essa conexão independente, terá que pagar um pouco mais por mês, mas achamos que vale bem a pena o investimento.

E para ajudá-lo, reunimos os melhores smartwatches com suporte LTE e fornecemos um pouco mais de informações abaixo sobre o que você pode esperar ganhar com esse recurso.

Sumário

Considerações antes de investir em smartwatches LTE

Ao escolher um smartwatch com LTE, há algumas coisas que você deve considerar:

Preço: Os smartwatches LTE podem ser caros! Geralmente custam mais inicialmente, com um plano de dados mensal também adicionado. Pense cuidadosamente se você usará os recursos extras.

Recursos: Além do LTE, certifique-se de que o smartwatch tenha os recursos de que você precisa, como GPS, monitoramento da frequência cardíaca e recursos de saúde, como ECG.

Vida útil da bateria: Os smartwatches LTE geralmente têm uma vida útil da bateria mais curta do que os smartwatches sem conectividade celular.

Compatibilidade: Verifique se o smartwatch é compatível com seu telefone, lembre-se de que o Apple Watch só funciona com iPhones, e o Pixel Watch/Samsung só funciona com Android.

Melhores smartwatches celulares 2024

Na lista seguinte, só listamos os melhores escolhas disponíveis para 2024. Por exemplo, toda linha de Apple watches tem opções LTE mas como estamos em 2024, só iremos indicar seu modelo mais recente: Apple Watch Series 9. Vamos lá.

Apple Watch Series 9 (GPS + Celular)

Apple Watch Series 9 (GPS + Celular)
Apple Watch Series 9 (GPS + Celular)

Avaliamos a Série 8 como o melhor smartwatch do mercado, e uma grande razão para isso é seu desempenho como dispositivo independente.

Não é a opção mais barata desta lista, mas é inegavelmente a melhor opção para aqueles com um iPhone. Com ele, você pode fazer chamadas, recebê-las e receber notificações da mesma forma que faria em seu smartphone, tudo graças ao eSIM integrado.

Ademais, ele transmite música ao longo das diferentes gerações dos relógios da Série é muito simples e satisfatório, e isso não é diferente com a Série 9.

Ele permite que você fique atualizado quando estiver se exercitando (ou apenas quando não quiser levar seu telefone junto), e tivemos várias ocasiões em que o Apple Watch superou nosso telefone e nos manteve atualizados com notificações.

A única outra coisa para se estar ciente, realmente, é o aumento de preço. Você pagará um prêmio considerável pela adição do suporte celular, e isso sem mencionar a taxa mensal da sua operadora.

Google Pixel Watch 2 LTE

O mais recente smartwatch do Google, o Pixel Watch 2, tem uma versão com suporte celular para você considerar. Acredito que ele é uma fantástica opção para aqueles com um smartphone do sistema Android. Porém, ele não está disponível no mercado brasileiro ainda. E a marca samsung é mais influente no Brasil. (Confira a nossa escola da Samsung abaixo)

A experiência LTE de Google Pixel Watch 2 é amplamente a mesma que nos relógios Galaxy Watch 6, já que ambos executam uma versão do Wear OS 4, e a integração com os serviços do Google, incluindo o Google Maps, funcionou perfeitamente durante os testes.

O microfone e o alto-falante durante as chamadas também funcionaram bem sem serem excepcionais, o que diríamos que está dentro do esperado com smartwatches.

Apesar de seu visual elegante, uma consideração importante com o Pixel Watch 2 é o tamanho, ele só vem em uma caixa relativamente pequena de 42mm. Pode valer a pena esperar pelo Pixel Watch 3 se você estiver decidido a ter um smartwatch com LTE do Google, no entanto, com um tamanho de caixa maior fortemente rumorado.

A única outra razão importante para escolhê-lo em relação a um Samsung, pensamos nós, é a vida útil da bateria. As coisas melhoraram bastante em relação ao primeiro smartwatch do Google, e nenhum Galaxy Watch supera o Pixel Watch 2, mas ele realmente luta para durar muito mais do que 24 horas com uso pesado de LTE.

Samsung Galaxy Watch 6 / 5 Pro

Samsung Galaxy Watch 6
Samsung Galaxy Watch 6

Se você tem um telefone Android, o Samsung Galaxy Watch 6, 6 Classic e 5 Pro são ótimas opções para quem precisa de recursos celulares.

Existem toneladas de tamanhos de caixas para escolher entre esses três modelos, com um total de cinco variando de 40mm, 44mm a 47mm, e a única consideração importante entre eles é a vida útil da bateria.

Os modelos maiores do Watch 6 Classic têm um desempenho melhor nesse aspecto do que os dispositivos padrão do Watch 6, mas a geração mais recente ainda fornece apenas energia para um dia.

Se você é um usuário pesado, recomendamos considerar o Galaxy Watch 5 Pro (e sua bateria de vários dias) em vez da série Watch 6.

A experiência celular em qualquer uma das gerações, devemos dizer, é idêntica. Todas as funções que você espera estão desbloqueadas, como habilitar chamadas, transmitir música de aplicativos como Spotify e YouTube Music, e receber notificações de seus aplicativos favoritos.

Se você usar Android celular, e este Smartwatch Galaxy Watch 6 LTE é ótimo para você. Por enquanto, está saindo por menos que R$1699 (tamanho 44mm). É um investimento que vale a pena.

Huawei Watch 4

O Huawei Watch 4 (e Watch 4 Pro) possui uma opção LTE para que você possa se desvincular do seu smartphone. Você precisará conectá-lo a um eSIM via aplicativo Huawei Health e, em seguida, poderá fazer e receber chamadas e enviar mensagens diretamente do pulso.

Ao contrário do Wear OS do Google e do watchOS da Apple, não há uma loja de aplicativos movimentada para aproveitar o LTE, nem opções de streaming de música ou podcasts. No entanto, os usuários podem aproveitar o Petal Maps, a versão da Huawei do Apple/Google Maps.

Além disso, o Huawei Watch 4 é um excelente smartwatch, com mais recursos de saúde do que o seu smartwatch Android médio. Há capacidade para verificações rápidas de ECG (eletrocardiograma), monitoramento da saúde arterial e respiratória, recursos de oxigênio no sangue e excelente rastreamento de fitness.

Em termos de um relógio conectado ao LTE, ele tem um preço decente. No entanto, usar o LTE e o display sempre ligado juntos vai reduzir drasticamente a vida útil da bateria de três ou quatro dias para dois no máximo.

Esse modelo da marca chinesa Huawei é mais barato da lista, porém ainda não vemos ele à venda em Amazon Brasil.

Apple Watch SE 2 (GPS + Celular)

Apple Watch SE 2 (GPS + Celular)
Apple Watch SE 2 (GPS + Celular)

Se você não deseja os recursos mais avançados, design atualizado ou etiqueta de preço do Apple Watch Series 8, o Apple Watch SE de segunda geração é uma ótima opção – e vem com a opção de suporte celular.

Assim como nos dispositivos Series mais caros, o suporte LTE no SE lhe dará acesso a notificações, chamadas e streaming de música quando estiver longe do seu iPhone.

Isso o torna uma excelente escolha de valor para aqueles que realmente estão no mercado em busca de um smartwatch celular – mas, lembre-se, você ainda terá que emparelhá-lo com um iPhone para que funcione.

Note que você também terá que pagar um bom pedaço a mais pela edição GPS + Celular, além do custo mensal, e o preço naturalmente varia dependendo se você escolher a caixa de 40mm ou 44mm.

Achamos que este é um ótimo smartwatch inicial para quem tem um iPhone, mas leia nossa análise completa do Apple Watch SE (2ª geração) para obter todas as informações e ter uma ideia melhor do que você está perdendo em comparação com a Série 8.

Apple Watch Ultra 2

Apple Watch Ultra 2
Apple Watch Ultra 2

O relógio inteligente esportivo da Apple vem com suporte LTE como padrão, o que, ao contrário de outros dispositivos Apple Watch, significa que você não precisa pagar um prêmio adicional pelo recurso.

Você, é claro, ainda terá que desembolsar um bom pedaço a mais do que qualquer outro dispositivo nesta lista, mas o Apple Watch Ultra também é muito mais repleto de recursos do que seus concorrentes.

Você está obtendo uma excelente experiência de smartwatch, reforçada por aquela tela maior e mais brilhante, enquanto o design da caixa e as pulseiras são muito mais adequados para atividades ao ar livre do que qualquer outro smartwatch LTE atualmente no mercado.

Apenas esteja ciente de que você terá uma drenagem significativa da bateria ao usar LTE no Ultra. Embora a Apple cite uma vida útil da bateria de 36 horas para o smartwatch, esta estimativa diminui consideravelmente com o LTE ativado por um dia inteiro.

Isso é verdade para todos os Apple Watch, no entanto, e, curiosamente, o Ultra é o único dispositivo em que a empresa realmente revela detalhes sobre a vida útil da bateria com LTE ativado ao longo de um ciclo.

Em sua página de produto, a Apple diz: “Com um plano de serviço, você pode se manter em contato com até 18 horas de vida útil da bateria LTE durante todo o dia,” e apostamos que um dia de uso está garantido.

Garmin Forerunner 945 LTE

Garmin Forerunner 945 LTE
Garmin Forerunner 945 LTE

Em sua maior parte, a Garmin optou por não oferecer versões LTE de seus relógios esportivos ou smartwatches. A exceção a essa regra, no entanto, é o impressionante Forerunner 945 LTE, que está disponível apenas nos EUA (Não está disponível no Brasil)

Ter uma conexão celular habilita muitos dos recursos de segurança, como LiveTrack e Assistência Plus, que permitem que você peça ajuda se estiver em apuros ou se sentir inseguro.

Também há rastreamento ao vivo em eventos, e seus contatos podem enviar encorajamento, então há uma boa razão para adotá-lo. Adoraríamos ver isso oferecido em mais modelos da linha Garmin.

Apenas tenha em mente que este foi lançado em 2021, com o lançamento do Forerunner 955 e Forerunner 965 desde então, então você realmente deve querer esses recursos conectados e não se importar de ser um relógio de corrida menos capaz do que os modelos mais recentes.

FAQ de smartwatches LTE

Se você está confuso sobre o que é um smartwatch celular, se atualize com as perguntas frequentes abaixo.

O que um smartwatch celular pode fazer?

Em termos de smartwatch, ter um com conexão celular 4G/LTE permite que você se conecte ao plano de dados da sua operadora sem a conexão do seu telefone.

Isso significa que você pode fazer chamadas, ouvir música, usar aplicativos, enviar mensagens e participar de todas as outras atividades usuais do smartphone, só que, você sabe, sem o seu telefone presente. Alguns relógios abraçam essa conectividade independente por diferentes motivos, como o Forerunner 945 LTE da Garmin.

Para que um smartwatch imite seu telefone, ele deve ser capaz de se conectar à mesma operadora de rede. E se você quiser fazer chamadas, também precisará vincular o mesmo número do seu smartphone.

Eu preciso trocar meu cartão SIM?

Não. Em vez de carregar um ejector de SIM e lidar com um cartão físico, quase todos os relógios usam a tecnologia eSIM, que é essencialmente uma variante incorporada que não pode ser removida do aparelho.

O benefício desta tecnologia em relação aos cartões SIM regulares é o tamanho menor, as empresas já estão tentando reduzir o tamanho, então este é um passo natural, e a eficiência de compartilhar seu número entre o telefone e o relógio por meio de software.

Eu tenho que pagar uma taxa mensal?

Isso depende da operadora que você decide escolher, mas, geralmente, sim.

No entanto, os pacotes geralmente são incluídos com um smartphone, já que você precisa estar na mesma rede e os dois vão de mãos dadas.

Usar o LTE afeta a vida útil da bateria?

Decifrar quais sensores e quais atividades afetam sua bateria é sempre um jogo difícil, mas a resposta é, em geral, sim! Usar o LTE geralmente esgota sua bateria mais rápido do que se você não estivesse usando.

O que costumamos ver em dispositivos com LTE é uma bateria maior (e uma construção maior) para compensar a energia que está sendo consumida.

Se você está procurando economizar bateria e ganhar algumas horas extras no dia, simplesmente mudar para um modo com menos recursos em seu dispositivo deve ajudá-lo nesse aspecto.

Para resumir, Apple watches de GPS + celular são ótimos para quem já estão usando Iphone. E samsung galaxy watch 6 é custo-benefício opção para quem usam celular Android.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *